° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

sábado, 1 de janeiro de 2011

03. A música Mineira

A história da música em Minas Gerais, pode ser considerada como uma das mais ricas e antigas dos quatro cantos deste Brasil, destacando em seu período inicial, o deslumbrante movimento barroco do século XVIII, tanto por suas obras sacras quanto profanas, por nomes tais como os de Francisco Gomes da Rocha e Lobo de Mesquita, pelas modinhas dos tempos dos Inconfidentes, onde seus poetas escreviam os encantos desta terra e pessoas mais do que desconhecidas elaboravam música em cima de tais preciosas palavras. Também não há de se esquecer, da tradição da música folclórica, das cantigas de roda e rural, herdada principalmente por portugueses e escravos que aqui habitavam.

Já no século XIX, a música mineira passara por uma grandiosa transformação, através da criação e evolução das bandas musicas, que posteriormente tornariam-se verdadeiros símbolos de nossa cultura. Chegando ao século XX, já em seu início, podemos destacar a forte presença do chorinho, das marchinhas, da seresta e do samba, sendo este tão bem representado por nomes inesquecíveis como o de Ary Barroso e Ataulfo Alves.

Em tempos de 1957, chegava aos ouvidos mineiros e do mundo, a Bossa Nova carioca, marcada principalmente pelo jeito único de cantar e tocar samba, aliado ao estilo Jazzístico de aplicar e executar tais experimentos. Com a chegada da próxima década, as rádios mostravam aos jovens a Invasão do Rock Britânico, liderada principalmente por uma das mais expressivas e importantes bandas da história, os Beatles.

Todos os aspectos aqui apresentados sem exceções, foram cruciais para moldar a visão e inspiração dos artistas mineiros, desde então, tais elementos tornaram-se fundamentais para a construção e textualização da musicalidade empregada em suas artes.

Por Altieres Fonseca (31/10/2010)

Um comentário:

  1. Tanta cultura, conhecimento e maestria em sua narrativa... só podia ser de sua autoria mesmo esse belo trabalho Altieres!!! Parabéns e obrigada pela honra de você ter mencionado meu nome aqui no seu trabalho, fico muito feliz e lisonjeada de coração mesmo!!!Adorei demais!!!!Que Deus te abençoe e te ilumine sempre nesse seu dom maravilhoso!!!! Baci!!!! Te Adoro demais!!!!!

    ResponderExcluir