° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

domingo, 13 de fevereiro de 2011

10. Os Gigantes de Liverpool


Dentre os muitos feitos realizados por esta humanidade, jamais haverá de se esquecer daqueles “Quatro Gigantes” da Inglaterra, que com o brilhantismo de sua preciosa arte, manisfestaram aos ouvidos do mundo uma excêntrica e nova transformação, acompanhada de pensamentos, música, comportamento e não menos importante, uma linguagem jovial que expressava as mudanças e os ideais de uma nova juventude. John, Paul, George & Ringo, para poucos, apenas mais um grupo, mas para bons outros, esta é lembrada como a maior e mais expressiva banda musical dos tempos modernos, os Beatles.

Influentes em muitas segmentações musicais, os Beatles iniciaram sua trajetória no início dos anos 60, sua mensagem chegava aos vértices e horizontes deste planeta, seja nas ondas do rádio, TV, jornais, revistas, discos e inclusive, nas telas do cinema. A “Beatlemania” enlouquecia e abraçava as causas de uma nova revolução, do simples disco (Please Please me – 1963) ao mais refinado e inovador (Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band – 1967), as palavras e os acordes tornariam-se ainda mais flexíveis e progressivos mediante o retrato social de seu tempo. No Brasil não foi diferente, a invasão britânica embalava as estruturas da Jovem Guarda, da Tropicália, da MPB e principalmente, do movimento Clube da Esquina.

Em 1964, A Hard Day's Night, o primeiro filme dos Beatles chegava aos cinemas, com produção de Walter Shenson, direção de Richard Lester e roteiro Alun Owen, a obra mostrava ao público a histeria oriunda dos excessos admirativos do fãs e a prisão do sucesso feita aos quatro músicos. Na plateia brasileira estavam assistindo Milton, Marcio, Yê, Lô e Beto Guedes, aquilo parecia sonho para os meninos do Levy, uma fantasia, um amor, um verdadeiro choque de conhecimento para aqueles criativas cabeças, depois de tal dia, nada mais manteve-se passado para estes mineiros, a referência e a inspiração estavam surgindo.

Por Altieres Fonseca (27/01/2011)

4 comentários:

  1. Olá Altieres! passando pra visitar seu trabalho aqui no blog, gostei muito, tb sou um admirador do clube e de seus membros! Excelente iniciativa e excelentes textos, muito ricos e concisos. Agradeço tb a divulgação da rádio e do programa! Grande abraço!!!
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  2. Olá grande Altieres, como vai meu amigo? Passando aqui hoje com mais calma para lhe entregar pelo menos uma pequena parcela da admiração que seu trabalho justamente merece receber. Seu trabalho é fantástico! Parabéns mesmo por não ser só mais um da paisagem, mas por levar cultura e alegria aos outros. Obs. Não se esqueça de me chamar quando vcs saírem... grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. The Beatles...mais que uma banda de Rock, uma conjunção de fatores vitais para transmitir mensagens tão revolucionárias que nos impulsionaram a crescer, evoluir e sobretudo,a não ter vergonha de amar.

    ResponderExcluir
  4. Me identifiquei muito com esse post, pois como os integrantes do Clube da Esquina, os Beatles me deram uma visão extraordinária sobre o mundo da música, e também sobre a sociedade que vivemos. Seus valores revolucionários formaram minha base de idéias para com uma sociedade mais livre, e justa. Parabéns Altieres!

    ResponderExcluir