° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

domingo, 9 de janeiro de 2011

04. O Brasil da década de 60


A década de sessenta, fora de fato única, expressiva e marcante perante o prolongar da história deste amado país, seja em suas saudosas e triunfantes conquistas ou infelizmente, pela turbulência destrutiva de sua lastimável fraqueza.


Em 1960, Brasília tornava-se a capital dos quatro cantos deste Brasil, em seguida a TV evoluía com fortes avanços em efeitos, sons e imagens, a música recebia a MPB e seus memoráveis festivais televisivos, trazendo a participação de desconhecidos e novos ilustres, tais como Chico Buarque, Edu Lobo, Elis Regina e o nosso guerreiro mineiro, Milton Nascimento. Já em 68, o movimento artístico ganhava o MASP (Museu de Arte de São Paulo), o Tropicalismo dava seu início cultural através de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé e outros grandes memoráveis.


Porém, o que jamais será esquecido fora realmente aquele sombroso e triste 31 de março de 1964, onde um golpe militar nocauteava ao extremo as forças da recém nascida democracia brasileira. Dava-se então o surgimento de um dos períodos mais sangrentos e obscuros de nossos feitos modernos, a Ditadura Militar. Cavaleiros da escuridão cavalgavam rumo ao encontro de quaisquer ideias que contraria-se a vontade do sistema, batalhando contra os manifestantes onde que por muitas vezes, foram presos, torturados e até mesmo apagados em meio as lágrimas do amargo esquecimento.


Também, não há de se esquecer, do Ato institucional n°5 (AI-5), que consolidou de vez um poder absoluto ao regime, com o incrível feito de censurar, destruir, expulsar, fechar e excluir tudo aquilo que caminhava contra a moral de sua temível estrutura.


Por Altieres Fonseca (26/11/2010)

Um comentário:

  1. Altieres... mais uma narrativa que tu conduzistes brilhantemente!!! Adorei!!! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir