° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

domingo, 17 de julho de 2011

26. 1969 – Sobre o Sol da Era de Aquário – parte 3


Os gritos de dor prolongavam-se nas selvas do silêncio, helicópteros americanos proliferavam o agente laranja em meio as terras vietnamitas, milhares de inocentes tinham seus corpos mutilados em decorrência das bombas de napalm e das rajadas de metralhadoras, que ali tornavam-se instrumentos da apocalíptica sinfonia da destruição. O monstro suicida criado pela ganância humana engolia de forma estúpida o seu próprio criador.

Enquanto a escuridão assombrava o sudeste asiático, milhares de pessoas dentre as mais diferentes localidades do país migravam para os campos rurais de Bethel, no nordeste dos Estados Unidos, em busca de paz, música e principalmente, respostas mediante os conflitos sociais e políticos que imperavam sobre seu tempo.

É importante observar que, diversos fatos ilustraram os ares deste raro acontecimento, além das apresentações musicais, podemos ressaltar a propagação da filosofia Indu juntamente com meditações e aulas de ioga, o encontro de diversas comunidades do movimento hippie, que ilustravam de forma colorida o semeio do amor e as raízes da contracultura, e não menos expressivo, dos diversos ácidos lisérgicos que intoxicavam as cabeças dos jovens, proporcionando-lhes viagens em caminhos de delírio e por muitas vezes sem volta.

Chuva, lama, fome, compartilha e união, estes foram alguns dos ingredientes que fizeram deste encontro uma das maiores manifestações pacíficas de toda a história, e como diriam alguns poetas que estiveram por lá:

... Assim que chegamos em Woodstock
tínhamos a força de meio milhão
e em todo lugar haviam canções e celebração.
E eu sonhei que via os bombardeiros
disparando escopetas no céu
e eles se tornavam borboletas
sobre nossa nação.
(Crosby, Stills, Nash & Young)


Por Altieres Fonseca (16/07/2011)

2 comentários:

  1. ...Iluminado...você é iluminado!

    ResponderExcluir
  2. Um grito, uma ode à paz...Sob a batuta do mestre Country Joe MacDonald, cantamos : One, two, three...ban the Vietnan...

    ResponderExcluir