° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

domingo, 13 de março de 2011

14. Outra noite em 67 – Parte 1


Dentre os festivais realizados no Brasil, podemos destacar o Festival Internacional da Canção, ou FIC, realizado anualmente no período de 1966 a 1972, totalizando neste tempo 7 memoráveis edições. Com sede na cidade do Rio Janeiro, precisamente no ginásio do Maracanazinho e com transmissões de TV feitas pela TV Rio e Globo, o FIC era composto por duas principais fases de seleção, a nacional e internacional, que respectivamente elegiam a melhor canção brasileira e estrangeira. Apresentado por Hilton Gomes e com criação de Augusto Marzagão, este tinha como prêmio, o famoso troféu Galo de Ouro, desenhado pelo brilhante cartunista mineiro Ziraldo.

No ano de 1967, muitos músicos mineiros já tinham como horizonte a cidade maravilhosa, lá, a música estava acontecendo, o cenário artístico proliferava e o 2° Festival Internacional da Canção já estava para começar, Milton Nascimento classificava 3 de suas canções, Maria, minha fé, Morro Velho e Travessia, a mesma composta em parceria com seu amigo Fernando Brant.

Quando a notícia chegava aos ouvidos de Marcio Borges, este sentia-se por sua vez sentimentos de alegria e ao mesmo tempo tristeza, alegre por ver seu amigo Bituca avançar ainda mais sobre esta estrada de pedras e triste, pois nenhuma das canções classificadas tinha sua parceria. Tal estado de entristecimento não prevaleceu sobre o brilho de sua emoção, foi quando surgiu Antônio Maurício Horta de Melo, ou para seus chegados, Toninho Horta, um virtuoso músico que futuramente tornaria-se um dos maiores guitarristas, arranjadores e compositores deste país, levando o nome destas Minas não somente para os brilhos deste Brasil, mas para outros países deste globo terrestre.

Por Altieres Fonseca (28/02/2011)

Um comentário:

  1. Altieres ... é muito bom acompanhar através de suas palavras, cada acontecimento nessa viagem na história, num período tão marcante de nosso país, estou anciosa para ver a parte 2!!! Estupendo!!!!!

    ResponderExcluir