° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

domingo, 1 de maio de 2011

18. 1968 - Um ano para não esquecer


Enquanto os Estados Unidos via-se perdido nas selvas vietnamitas, o mundo chorava ainda mais em meio aos protestos, censuras e conquistas que aqui nasciam, cresciam e evaporavam junto ao sangue de suas crias amadas. Muitos consideram o ano de 68 como um dos mais negros de nossos tempos modernos, afinal foram muitas transformações ocorridas durante o decorrer destes 12 meses de mudanças, comportamentos, culturas e políticas.

Na África do Sul estava para nascer o apartheid, transtornos e violência manchavam as belezas da França, mais de 150 civis são massacrados pelos norte-americanos no Vietnã, a Tchecoslováquia é invadida pelas tropas do Pacto de Varsóvia e Richard Nixon torna-se eleito o presidente da maior potência mundial.

No Brasil, estudantes são presos, mortos após lastimáveis confrontos, o então presidente Costa e Silva aprova a lei da censura e o Ato Institucional n° 5 (AI-5) entra em vigor. No cenário artístico nacional também tivemos o lançamento do movimento musical encabeçado principalmente por Gilberto Gil e Caetano Veloso, “A Tropicalia”. Também não podemos esquecer que nesta época chegava às lojas o então novo disco dos Beatles, o “Album Branco”, disco este que mexeu muito com a cabeça de nossos músicos mineiros.

Por Altieres Fonseca (01/05/2011)

2 comentários:

  1. Que texto maravilhoso Altieres!!!!!
    Como tu sabes, adoro história e não podia deixar de comentar!!!

    Realmente, o ano de 1968, foi marcante na histótia mundial e do Brasil principalmente... em meio a ditadura militar, mudanças políticas e culturais e grandes protestos. Lá fora a morte terrível do grande líder Luther King e do presidente norte-americano Kennedy, guerra do Vietnã, protestos na França e em outros países, efim foi um ano de transformações, perdas irreparáveis e de grandes lutas.

    Adorei!!!Parabéns por mais uma estupenda narração mio caro !!!!

    ResponderExcluir
  2. Exato, o ano de 1968 é comumente lembrado pelos acontecimentos políticos e alguns de cunho trágico (Assassinatos de Luther King e do senador Bob Kennedy, a primavera de Praga e o famigerado AI-5, aqui no Brasil), mas foi um ano também de excelência nas manifestações culturais, qualidade na música, cinema, teatro e outras artes etc.

    ResponderExcluir