° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

quarta-feira, 9 de março de 2011

13. A Era dos Festivais


Os Festivais Musicais possuem um grande brilho para a história da Música Popular Brasileira, pois foram através destes que o país conhecia o fruto artístico de seus filhos benditos. A música brasileira tornava-se ainda mais conhecida, ingressando ao gosto não somente dos brasileiros mas como de nossos irmãos estrangeiros, a inclusão de outros elementos em nossa música fortificava e transformava ainda mais as estruturas de nossa arte miscigenada . A riqueza deste período ultrapassava as fronteiras de simples canções de amor para temas elaborados, contestadores e de valor social.

A plateia concentrava-se aos auditórios de teatro para observar as mensagens e melodias de seus novos profetas, dali nasceram importantes artistas, Nara Leão, Geraldo Vandré, Jair Rodrigues, Guttemberg Guarabyra, Gal Costa, Sergio Ricardo, Gilberto Gil e outros brilhantes . Os aplausos, as vaias, desentendimentos, encantos, choros e a censura marcaram as apresentações destes acontecimentos.

Tais eventos foram patrocinados e realizados pelas grandes emissoras de TV, proporcionando assim uma maior propagação para os diversos cantos desta terra tupiniquim, e observação direta daqueles que exerciam poder sobre o regime implantado no Estado. Vale também destacar que, os Festivais serviam como uma forte alavanca para a carreira destes artistas.

Por Altieres Fonseca (13/02/2011)

3 comentários:

  1. De fato esses Festivais faziam o "protesto pacífico",a MPB driblava a censura da época com letras fartas em metáforas. Realmente foi um período de grande importância cultural e política, lançou-se e eternizou-se grandes nomes da música brasileira, como os aqui citados nesse texto narrado com grande excelência por ti Altieres...!!! Ler seus textos é muito enriquecedor e inspirador mio caro!!! Adorei!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí irmão! O trabalho pela divulgação das boas culturas tem que ser intenso, só assim quem sabe um dia iremos olhar pra trás e ter a certeza de que valeu a pena, eu não desisto nunca! ehehehe

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti a transmissão do Festival da Record de 1967 pela TV, ao vivo. Mesmo tendo apenas 7 anos de idade, sentia a vibe de que era algo grandioso e apesar da minha ingenuidade infantil, percebi que aquele momento não era comum. Tudo era revolucionário. O choque entre a velha guarda da MPB e músicos usando instrumentos elétricos; artistas coadunados com uma ordem tradicional, se apresentando trajando smokings, contrastando com hippies cabeludos e multicoloridos e antenados no "verão do amor" que acontecia na América; música engajada x música "alienada"...
    Era muita coisa acontecendo no festival, engrandecendo-o e lhe conferindo um caráter histórico.

    ResponderExcluir