° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

36. Quando a sorte te solta um cisne na noite – Parte 1


Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida,
Estes são os imprescindíveis. “ (Bertold Brecht)

Belo Horizonte, 28 de agosto de 1949, nascia em berço mineiro outro celebre filho destas minas diamantes, um inovador musical, um transcendente virtuose, ou como preferir, Marco Antônio Araújo. Violonista, guitarrista, compositor, arranjador e outras proezas a mais, virtudes brotadas sobre a essência deste incomparável gênio da música, marcado principalmente por sua singular forma de fazer e realizar aquilo que mais amava, a arte.

Influenciado primordialmente pelos Beatles, Marco Antônio Araújo, inciou sua carreira musical em idos de 1968, onde em momento juntou-se ao grupo Vox Populi, que também contara com os músicos Tavito e Fredera, lançaram pela gravadora Bemol, um único e raro compacto, com a parceria de Zé Rodrix, nomeado então de Pai-son. Já em início dos anos 70, mudou-se para a Inglaterra, onde lá aprofundou-se em conhecimento pelas transformações que nestes cantos aconteciam, foi então que passou bom tempo, escutando e observando grupos como Deep Purple, Led Zeppelin, Pink Floyd e os novatos do Genesis e Supertramp.

Tempos após, regressa ao Brasil, e agora com uma profunda bagagem de novas influências, ingressa na escola de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, alimentando neste instante sua outra ardorosa paixão, a música erudita. formando-se em composição, violão e violoncelo neste recinto, e já em 77 retornando à sua Belo Horizonte, adentra então a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sobre o cargo de violoncelista.

Por Altieres Fonseca (02/01/2012)

Um comentário:

  1. Caro amigo Altieres obrigado por mais um post , sempre nos brindando com grandes mestres da nossa "boa música " em geral .
    Conheço o trabalho do Marco Antônio Araújo a pouco tempo e de cara já me interessei pela proposta musical e seus lindos arranjos que podem ser apreciados em várias de suas canções. Indico a todos os leitores do blog o álbum "Quando a sorte te solta um cisne na noite " que pra mim é "antológico" destaque para "Floydiana" e " Quando a sorte te solta um cisne na noite " minhas canções preferidas.
    Abraço ! Altieres , e até o próximo post.

    ResponderExcluir