° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

05. As pinturas de um mundo cinzento


Em tempos de mudanças, evoluções, conquistas e transformações, o homem também via lágrimas, vidas e sangues caírem ao chão, o progresso estava de fato em paralelo com a destruição, talvez em tantos anos da existência, a disputa, a hipocrisia e a ignorância nunca esteve tão visível e severa aos olhos do sistema global.

A Guerra Fria estendia sua cortina cinzenta em meio ao palco das ações mundiais, em 1961, o Muro de Berlim dividia o que era socialismo do capitalismo, não somente na Alemanha, mas como para conhecimento de todas as nações, os soviéticos adquirem o feito de ter mandado o primeiro homem ao espaço, enquanto isso, a arte conhecia o talento e o protesto musical de Bob Dylan e Joan Baez.

Em 1963, O então presidente norte-americano J. F. Kennedy é assassinado durante uma visita à Dallas no estado do Texas, quatro anos e meio depois o ativista em nome dos direitos civis Martin Luther King também perde sua vida nas mãos de radicais. Porém, nem só de tristeza tal década é marcada, mas também pela evolução da juventude, que finalmente começava a contestar e romper com os traços do conservadorismo e tradições herdadas do passado, inciando desde então, o movimento conhecido como Contracultura, onde um de seus momentos mais importantes fora sem dúvida o inesquecível festival de Woodstock, em 1969, que tinha como objetivo, aliar a Paz e a boa música em resposta aos conflitos e guerras, dentre elas a sangrenta Guerra do Vietnã.

Também não há de se esquecer da conquista da lua em 1969 e não menos importante, os Beatles, que sem sombra de dúvidas, foram de forma incontestável um dos maiores marcos dos novos tempos, influenciando um poderoso exército de jovens, dentre eles Milton, Marcio, Lô Borges, Beto Guedes e outros revolucionários Mineiros.

Por Altieres Fonseca (29/11/2010)

Um comentário:

  1. Simplesmente brilhante a sua forma de narrar!!! Perfeito!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir