° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

quarta-feira, 2 de março de 2011

12. Travessia


Certa vez, após Bituca elaborar uma linda melodia em seu violão, e ao insistir para que seu novato amigo Fernando Brant aplica-se seu dom poético aos acordes de tal canção, nascia então uma das maiores parcerias da música brasileira, afinal, o som casava-se com a arte de proclamar palavras em forma de versos e poesias.

Natural de Caldas, sul das Minas Gerais, Fernando Brant, jamais imaginou fazendo música, muito menos letras para estas, apaixonado por Literatura e Direito, tornou-se ainda nos tempos de colégio amigo de Milton e Marcio Borges, cujo o qual apresentou os fascínios poéticos do escritor espanhol Garcia Lorca, a união destes três não dava-se pelo acaso, mas sim pela providência celeste em transformar palavras e notas em símbolos de preciosa admiração.

Desta união, surgiram canções que atravessaram a história, o tempo e suas gerações, obras como “San Vicente”, “Maria Maria” e “Canção da América” ondulavam nas ondas do rádio até o choque fulminante com a face do coração, mas foi de “Travessia” que a luz despertou, o Brasil erguia suas palmas e rendia-se ao prazer intenso da voz desta estrada de pedra.

Por Altieres Fonseca (11/02/2011)

3 comentários:

  1. Ótimo texto!!!! Não poderia deixar de comentar, adoro as outras 3 canções citadas aqui nesse texto, mas essa música eu adoro demais... Com certeza, "Travessia" é uma das canções mais românticas criadas por compositores brasileiros (M.N. e F. B.). Essa música fala de amor, sofrimento, morte, vida, angústia, sonho e tentativa de superação, sem deixar, é claro, de usar alguns versos que criticassem a ditadura militar da época. Simplesmente fantástica!!!! Parabéns pela narração Altieres, excelente!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Altieres parabéns meu amigo, você é explendido com suas palavras !!!

    ResponderExcluir
  3. Daniel de Oliveira Amoedo10 de maio de 2011 às 11:50

    Primeiro gostaria de engrandecer a pessoa de Altieres(como um grande amigo meu sou suspeito em elogia-lo!)apaixonado pelas coisas da nossa doce Minas Gerais. Ninguém seria melhor que ele para alimentarmos nossos mentes e corações com a preciosa musica mineira e sua historia. Travessia foi a primeira canção que ouvi do Milton ainda moleque e mesmo sem entender sua complexidade musical e essência poética, senti que algo me tocava o coração. Acho que a partir dali percebi o que ouvira dos mais velhos(e sábios) sobre o poder da musica. De tão singela também tem um pouco de nostálgica. Contrapondo melancolia com triunfo e alegria. Não me cabe palavras e posso até me confundir quando falo de Travessia, só sei que é bela e conquistou-me.

    ResponderExcluir