° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

domingo, 3 de julho de 2011

25. 1969 – Sobre o Sol da Era de Aquário – parte 2


Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz & Música”, este foi o anuncio daquele que é considerado por muitos, o maior festival musical de todos os tempos, o Woodstock Music & Art Fair, ou popularmente conhecido como, o Festival de Woodstock.

Ocorrido durante um chuvoso fim de semana, do mês de agosto de 1969, precisamente entre o decorrer dos dias 15 à 18, inicialmente teria como berço a pacata e pequena cidade de Woodstock, localizada no estado de Nova York, contudo, após reclamações e não aceitação por parte de seus moradores, tal evento teve seu destino para a vizinha cidade de Bethel, localizada a pouco mais de 90 minutos.

Primordialmente, idealizado pelos jovens Michael Lang, Artie Kornfeld, John P. Roberts e Joel Rosenman, o projeto teve como ponto de partida a construção de um estúdio musical, mas que depois acabou tornando-se um festival, voltado para a propagação da arte e da música sobre a presença do vento, do sol e de muita chuva. Cerca de 180.000 ingressos foram vendidos antecipadamente, a expectativa de público estimava-se por volta de 200.000 pessoas, porém, após a chegada de aproximadamente outras 400.000, através do tombamento de cercas, os organizadores viram este, que já era considerado um investimento arriscado, tornar-se uma atração gratuita.

Por ora, no Brasil, nossos bravos heróis mineiros encontravam-se em busca da almejada luz, em meio aos tempos escuros e assombrosos da censura e do Ato Institucional N°5. Tido como o ano de chumbo, 1969 também inaugurava o comando político do General Emílio Garrastazu Médici, que sem sombra de dúvidas, brindava-se como um dos governos mais apocalípticos de nossa história, em decorrência do terror e da tortura aplicada por seus cavaleiros da escuridão.

Por Altieres Fonseca (03/07/2011)

3 comentários:

  1. Certamente a década de 60 me encanta com toda sua ardência e intensidade. O ar é diferente e toda magia da época me atrai de maneira assustadora. Vejo-me fugindo de cacetetes e desesperada no "sumiço" de algum companheiro nos porões da ditadura. Mas essas são lembranças remotas de um passado não vivido! Continue, coração! Estou adorando seus textos...

    ResponderExcluir
  2. Como ardorosa estudante da história, tanto a antiga como a moderna, não resisto comentar sobre isso... O ano de 1969 foi conturbado, marcante e histótico... aqui no Brasil foi o tenebroso e mais repressivo ano da ditadura militar " O Ano de Chumbo", lá fora vários outros acontecimentos, entre os mais marcantes, o lendário e histórico "Festival de Woodstok", a terrível guerra do Vietnã que estava em seu auge e a corrida espacial produto da guerra fria que resultou em outro fato histórico... "A chegada do Homem à Lua".
    Realmente foi um ano que marcou a história do Brasil e do Mundo.
    Altieres não tenho mais palavras para expressar a grandeza de suas narrativas, além de um sublime poeta, tu és um escritor fantástico!!!Parabéns mio caro... parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Na sombria noite de 13 de dezembro de 1968, nasceu o famigerado AI-5 e com essa medida de terror, o que era ruim, ficou muito pior. Sob essa condição, o ano de 1969 nasceu pesado, sob o ronco das indefectíveis Veraneios de chapa fria,com quatro torturadores sempre à cata de suas vítimas. Woodstock contudo, era o oposto. Sob o signo aquariano de paz e amor, nos propunha a redenção através da música, das cores e fraternidade entre os homens.

    ResponderExcluir