° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

domingo, 22 de maio de 2011

20. Beto & Lô


A amizade é um laço fraterno, um verdadeiro título de estima e afeição ao próximo, um rótulo cuidadoso e somente concedido aos nobres e bravos de coração.“  (Altieres Fonseca)

Em meados da década de 60, a providência celeste encarregava-se de unir os caminhos de dois pequenos jovens, e graças ao encanto por uma patinete e a paixão pela música, foi que nasceu um verdadeiro e caloroso sentimento de amizade. De um lado, Salomão Borges Filho, mais conhecido como “Lô Borges” e do outro, Alberto de Castro Guedes, o “Beto Guedes”. A manifestação e o gosto pela arte já vinha de suas casas, os dois meninos foram diretamente influenciados por seus pais, e não menos importante, os Beatles.

Em 1964, a beatlemania era fervente nas cabeças dos jovens, Beto e Lô, dois verdadeiros fãs do quarteto inglês, logo montaram uma banda em paixão e homenagem aos gigantes, o grupo se chamava “The Beavers” contando também com mais outro ilustre membro da família Borges, Marcos Milton Fragoso Borges, ou “Yé Borges”, completavam este conjunto o amigo Márcio Aquino.

A contribuição destes, tanto para a música mineira ou brasileira possui inigualável e primoroso valor, e se dá principalmente pelas inovações, transformações e experimentalismos exercidas em suas obras, podendo ser observadas claramente em canções como “Feira Moderna” ou “ Monte Azul”. É necessário destacar que, a amizade sonora ou sentimental que une estes grandes, rendeu e ainda rende muitos tesouros para nossa música, atravessando gerações e influenciando mais e mais os músicos do amanhã.


Por Altieres Fonseca (22/05/2011)

2 comentários:

  1. Tive o prazer imenso de assistir, em 2010, às apresentações de Lô Borges e Beto Guedes aqui em Alfenas, pelo projeto "Quarteirão Cultural"; dentre tantos outros compositores e intérpretes da música brasileira que por aqui passaram...
    É um prazer ler e reler seu blog... Faz bem à alma, alimenta o coração e enche o peito mineiro de orgulho! Muita luz e paz sempre, querido!

    ResponderExcluir
  2. Essa sua definição de amizade no início do texto é muito profunda e linda, concordo plenamente contigo Altieres!!! E é o traço marcante desses grandes artistas narrados por ti em seus textos, a forte amizade, esse laço fraternal mesmo entre eles!!!
    Como tu sabes, adoro Beto Guedes tb, tem uma canção dele dentre várias que me emociona muito, a interpretação é pefeita.. " Sol de Primavera" (Beto Guedes/Ronaldo Bastos), nossa é demais!!!!
    Simplesmente um primor esse seu texto mio caro!!!!! Estupendo!!!

    ResponderExcluir