° Aviso aos caros leitores

° Aviso aos caros leitores

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

34. Recordando o Som Imaginário – Ato III. “ O ensaio da nova estrela ”

Nascia os anos 70, o Som Imaginário já pertencia ao primeiro escalão da música brasileira, sua notável importância dava-se primordialmente pela contribuição aos emergentes músicos da época, podendo destacar Marcos Valle, Taiguara e o MPB-4. Neste mesmo período, várias mudanças foram constantes em sua trajetória, como a saída de Zé Rodrix, que juntava-se aos trova-dores Luíz Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra, para formar o inesquecível trio do rock rural Sá, Rodrix & Guarabyra.  

Outro fator importante, que diferenciou ainda mais a existência deste conjunto, foram as apresentações “ao vivo”, sendo estas executadas tanto em espetáculos abertos, nos teatros e festivais, ou até mesmo fechadas, como em específicos programas de televisão. Uma destas apresentações tornaria-se antológica, falo do programa “Ensaio”, exibido desde 1970 pela Tv Cultura, apresentando em seu contexto uma junção de shows e entrevistas, nesta ocasião, a cantora Gal Costa vinha acompanhada pela genialidade destes músicos de versátil transformação.

Com o passar do tempo, já em 1971, e sem a presença de Zé Rodrix, chegava às lojas o seu segundo disco, que assim como a obra anterior, transitou entre a fina mistura da música brasileira e o rock psicodélico. Chamado apenas de Som Imaginário, ou também lembrado como “A nova estrela”, este trabalho destacou a criatividade elétrica de Fredera, onde além de guiar belas bases e solos de guitarra, ainda entregou-se em voz e poesia ao intermédio de suas fervorosas letras de protesto.

Por Altieres Fonseca (18/10/2011)

Um comentário:

  1. Muito bom o post Altieres!
    Realmente o som imaginário foi uma grande banda de rock psicodélico, não só pelos grandes músicos que ali passaram ,mas pelo fato deles terem deixado a sua marca na musica brasileira , não sendo somente uma "banda de apoio" , enriquecendo ainda mais o "leque" da boa musica !

    Abraço!!!

    ResponderExcluir